O que investigamos
O CIDEA tem por missão desenvolver actividades de investigação e desenvolvimento de espécies autóctones visando o estudo, a protecção, a defesa e a reposição dos habitats e ecossistemas promotores da biodiversidade e da preservação da biosfera. Pesquisar, seleccionar e marcar árvores no território nacional para efeitos de estudo subsequente da estatística resultante sobre os parâmetros da produtividade, vigor, adaptação edafoclimática, resiliência (pragas e doenças), compatibilidades genéticas (enxertias), e qualidade do fruto, incluindo a selecção e marcação de árvores ‘especiais’ (incluindo as de grande longevidade) e o cruzamento controlado.
-
O CIDEA tem por missão desenvolver actividades de investigação e desenvolvimento de espécies autóctones visando o estudo, a protecção, a defesa e a reposição dos habitats e ecossistemas promotores da biodiversidade e da preservação da biosfera.
-
Pesquisar, seleccionar e marcar árvores no território nacional para efeitos de estudo subsequente da estatística resultante sobre os parâmetros da produtividade, vigor, adaptação edafoclimática, resiliência (pragas e doenças), compatibilidades genéticas (enxertias), e qualidade do fruto, incluindo a selecção e marcação de árvores ‘especiais’ (incluindo as de grande longevidade) e o cruzamento controlado.
-
Propagação vegetativa por via germinativa e advinda de sementes de árvores ‘especiais’ ou advindas de cruzamentos controlados.
-
Micropropagação vegetativa (clonal) através da utilização de meristemas recolhidos, particularmente dos gomos axilares.
-
Realização de enxertias e micro-enxertias para efeitos de estudos prévios para compatibilidades genéticas.
-
Constituição de bosquetes e povoamentos sobre material propagado na esfera desta linha de I&D, implementados em várias regiões e localidades no território nacional, visando constituir um banco de germoplasma.