2019 © CIDEA

Centro de Investigação e Desenvolvimento de Espécies Autóctones

"viver em harmonia com a natureza"


Da natureza e missão

O CIDEA – Centro de Investigação e Desenvolvimento de Espécies Autóctones é por natureza um organismo de estudo e investigação, de educação e formação, e de desenvolvimento e inovação no domínio das ciências da vida, baseado na criação, transmissão e valorização social e económica do conhecimento e da cultura, comprometido com o progresso da sociedade e com a filosofia do desenvolvimento sustentável, aberto ao mundo e às pessoas.

O CIDEA é um organismo não-governamental, de direito privado e sem fins lucrativos, e que tem por missão desenvolver actividades de investigação e desenvolvimento de espécies autóctones visando o estudo, a protecção, a defesa e a reposição dos habitats e ecossistemas promotores da biodiversidade e da preservação da biosfera.

O CIDEA dedica-se ainda à produção e difusão de conteúdos temáticos e explicativos, à realização de eventos na forma de palestras, seminários, campanhas ou outras tipologias, visando uma pedagogia sobre as questões da conservação da natureza e do desenvolvimento social, económico e cultural.

Da interligação com entidades externas e da responsabilidade social e ambiental

O CIDEA promove ainda a interligação com entidades externas, num espírito de cooperação e apoio mútuo, dando resposta às questões da responsabilidade social e ambiental das empresas.

Dos valores e da base da existência

O CIDEA tem por valores o mérito e a dignidade e integridade da pessoa humana, exercendo a sua actividade num quadro de pensamento crítico e liberdade intelectual, incluindo a liberdade de expressão do pensamento e de respeito pela ética académica, promovendo a participação de todos os seus membros e colaboradores num quadro de democracia, designadamente através da liberdade de candidatura e de independência e responsabilização no exercício de funções.

O CIDEA tem por base a existência de iniciativas transversais e ou multidisciplinares, a coesão da instituição, a capacidade de acção dos seus órgãos de governo, e a imaginação, criatividade, motivação e capacidade de trabalho, incluindo os potenciados pelos saberes, conhecimentos e vivências detidos e desenvolvidos pelas pessoas, em particular, os seus membros.

Do âmbito territorial

O CIDEA desenvolve a sua actividade internacionalmente, podendo realizar actividades e dispor de instalações ou dependências em diversos locais do país ou do estrangeiro, podendo, ainda, manter relações formais, nas formas previstas ou permitidas pelos acordos, protocolos, convénios culturais e demais normas de cooperação, ou obter o estatuto de entidade consultiva junto a instituições ou organizações multilaterais, públicas ou privadas, incluindo governamentais.

Da estrutura e organização interna

O CIDEA detém uma estrutura e organização interna simples e flexível, dividida em organismos de apoio técnico e administrativo, em organismos de consulta, e nos departamentos que definem áreas temáticas e que integram as unidades de investigação, desenvolvimento, experimentação e inovação.

Do modelo de governação

O CIDEA promove um modelo de governação direccionado para os resultados, para a desburocratização e simplificação dos procedimentos administrativos, para a utilização racional de meios e recursos, e centrado na acção conjunta entre o Director e os coordenadores dos núcleos de investigação e desenvolvimento e respectivos grupos de trabalho.

O CIDEA rege-se pelos seus estatutos e regulamentos internos, pelas leis portuguesas aplicáveis e pelas leis ou normas necessariamente aplicáveis nos países ou territórios do estrangeiro onde estender a sua acção, e na esfera a que estiver ligado por razão de contratos ou acordos e protocolos de cooperação ou outras formas de trabalho em conjunto.

Da vida no Centro

A vida no CIDEA organiza-se em torno dos núcleos e dos departamentos e decorre num espírito de ajuda e entre-ajuda entre os seus membros e colaboradores, fomentando uma vivência alegre, a partilha do conhecimento, a fertilização mútua entre as disciplinas do saber que, a partir da fusão, possa abranger o conjunto das áreas de conhecimento, abrindo o caminho para a inovação nas áreas de fronteira e de convergência, promovendo a integração de várias abordagens e perspectivas na implementação de acções.

A vida no CIDEA encontra-se, pois, centrada nas pessoas, procurando o enriquecimento interno de um ambiente de cultura e de ciência que estimule profissionalmente, promova sinergias desenvolvidas pela multidisciplinariedade e transversalidade das áreas do conhecimento, dinamizando a valorização, formação e o treino de cada um.

Do lema

O CIDEA tem por lema

viver em harmonia com a natureza

Comunique connosco

Procure navegar neste sítio de internet para conhecer melhor o Centro e as suas actividades, e entre em contacto para um melhor esclarecimento ou para colaborar connosco.

 

Seja bem-vindo ao CIDEA!